A maneira como você mantém sua pontuação de crédito cria uma percepção sobre você no mundo financeiro. As atividades pelas quais você gerencia seu crédito e débito determinam se seu pedido de crédito (ou empréstimos) no futuro será aprovado ou rejeitado e também a taxa de juros que você deve pagar. Sua personalidade e comportamento são constantemente avaliados quando se trata de crédito. Embora muitas agências de classificação de crédito atribuam a você uma pontuação com base em seu histórico de crédito, a CIBIL é a mais comum e amplamente utilizada.
A CIBIL atribui uma pontuação de 300 a 900, com base em fatores como
- Sua pontualidade com o reembolso de crédito na forma de EMIs ou faturas de cartão de crédito
- Sua taxa de utilização de crédito, quando se trata de seu limite de cartão de crédito ou empréstimo versus receita
- O número de vezes que você solicitou crédito no passado recente e foi rejeitado ou aprovado
Veja como sua pontuação de crédito define seus hábitos financeiros e como você pode passar de uma categoria para outra.
1. O novato
Pontuação de crédito: 300 - 560
Com uma pontuação de crédito nessa faixa, os credores geralmente não aceitarão seu pedido de empréstimo ou crédito. Você pode ter essa pontuação simplesmente porque não pegou nenhum crédito no passado ou acabou de começar a trabalhar e está usando um cartão de crédito ou contraindo dívidas pela primeira vez. Você pode ter essa pontuação porque fez muitas consultas de crédito em rápida sucessão no início de sua carreira sem nenhum histórico de crédito real.
Como melhorar sua pontuação de crédito
Para aumentar sua pontuação, pegue uma pequena dívida como um empréstimo pessoal sem garantia e pague-a com EMIs regulares e oportunas. Use seu cartão de crédito com sabedoria, pagando mais do que o saldo mínimo. Certifique-se de não usar todo o seu limite de crédito. Mantenha sua utilização em 30% para obter melhores resultados e verá sua pontuação aumentar. Portanto, uma boa prática é verificar a pontuação de crédito gratuitamente regularmente e corrigir possíveis discrepâncias o mais rápido possível.
2. O mutuário ambicioso
Pontuação de crédito: 561 - 650
Com uma pontuação de crédito nessa faixa, os credores certamente o perceberão como um novato. Assim, você pode obter um empréstimo com uma taxa de juros excessiva, pois é visto como um risco de crédito. Você também pode não receber nenhum cartão de crédito pré-aprovado ou ofertas de empréstimo. Essa pontuação de crédito revela que você não foi pontual ou responsável com o crédito no passado. Isso pode significar que seus pedidos de empréstimo foram rejeitados ou que você fez muitas consultas para obter empréstimos sem um planejamento financeiro adequado ou premeditação. Também pode significar que você não experimentou estabilidade no emprego ou trocou de emprego muito rapidamente para ser considerado um mutuário confiável.
Como melhorar sua pontuação de crédito
Para entrar em uma zona segura, aumente sua credibilidade planejando melhor suas despesas e liquide suas dívidas antes da data marcada. Use a calculadora de elegibilidade para empréstimos antes de aplicar para garantir que você se qualifica. Além disso, confirme que você não solicita crédito levianamente ou por desejos sem importância. Se você tiver vários cartões de crédito, escolha dois ou três que ofereçam melhores recompensas e use-os com cuidado, pagando o saldo total sem incorrer em juros adicionais. Um pouco de planejamento financeiro pode ajudá-lo a passar dessa faixa de pontuação para uma mais respeitável.
3. O gastador moderadamente disciplinado
Pontuação de crédito: 651 - 749
Se sua pontuação de crédito estiver nessa faixa, você está quase no estágio em que os credores o consideram um candidato confiável e digno de crédito. Essa pontuação revela que você construiu um histórico de crédito, aceitando crédito não garantido e garantido. Nesta fase, você pode obter um empréstimo ou obter crédito a uma taxa de juros decente, mas pode não obter um limite de crédito alto. Vários motivos podem influenciar isso, sendo o mais importante sua renda e gerenciamento de dinheiro. Você também pode receber algumas ofertas de empréstimos e cartões de crédito pré-aprovados, mas antes de entrar na onda, continue planejando suas finanças com cuidado.
Como melhorar sua pontuação de crédito
Ao seguir a regra de uso de crédito de 30%, você verá um aumento na confiança dos credores. Isso se traduz em um limite de crédito maior para você e taxas de juros ainda melhores ao longo do tempo. Continue a usar seus cartões de crédito antigos com sabedoria antes de aceitar novos cartões e mantenha seu pagamento EMI regular.
4. O especialista em finanças confiável
Pontuação de crédito: 750+
Com uma pontuação de 750 ou superior, você é visto como alguém que domina a arte da utilização de crédito e gestão financeira. Se você tem uma classificação de crédito tão alta, pode aconselhar seus colegas sobre como administrar seus fundos. Você não é considerado um risco de crédito neste estágio e seus pedidos de empréstimo são aprovados com facilidade. Mais importante, você obtém as taxas de juros mais competitivas dos credores. Você também receberá ofertas pré-aprovadas de emissores e credores de cartões de crédito, mas para manter a pontuação CIBIL , certifique-se de escolher cada oferta com cuidado.
Como manter sua pontuação de crédito
Chegar ao topo é fácil; ficar no topo é o desafio. Portanto, certifique-se de pedir emprestado apenas o necessário, em vez de optar por um valor de empréstimo de crédito apenas porque lhe foi oferecido um. Certifique-se de manter uma poupança separada para o reembolso, pois uma queda em sua pontuação é possível quando você enfrenta uma emergência ou devido a problemas imprevistos em sua renda.
Agora que você sabe o que sua pontuação de crédito diz sobre seu comportamento em relação às finanças pessoais e à utilização de crédito, trabalhe para melhorá-la ou mantê-la. É importante observar que atuar como fiador de alguém que não paga o pagamento também prejudicará sua pontuação de crédito. Então, torne-se um co-signatário com pensamento cuidadoso e aumente sua pontuação seguindo as dicas mencionadas acima. Com uma boa pontuação, você pode economizar mais dinheiro em empréstimos e cartões de crédito e estar no caminho certo para a independência e segurança financeira.